top of page

CAMINHO DO ARTISTA

Atualizado: 2 de set. de 2019

Ao terminar 2º curso do Caminho do Artista sinto-me de Coração Cheio.



Durante meses pude testemunhar o Desabrochar tão belo de tantas pessoas que tomaram decisão de fazer este caminho e simultaneamente senti, na medida que orientava as sessões, o quanto eu aprendi e cresci nas partilhas e na entrega de cada um. O quanto foi belo VER as pessoas, porque é partilhando as nossas histórias que nos ficamos visíveis, é por termos coragem de mostrar a face original, que validamos e honramos o caminho percorrido e ligamo-nos Ao Tudo O Que É.

Quando optarmos por seguir, com todo o afinco, o caminho do nosso coração, a vida simplifica-se e sentimo-nos a fazer parte de uma teia mágica onde tudo é tão minuciosamente interligado numa beleza extraordinária.

A criatividade é sem dúvida uma força impulsionadora da vida que nos faz mover, descobrir partes nossas desconhecidas, tornando-nos Inteiros. É como um rio por baixo do rio como fala Clarissa Pinkola Estés no livro As Mulheres que Correm com os Lobos.

O trabalho consiste em aceder a esse rio, ao fluxo criativo. É o que é preciso. Ir onde tivermos que ir, até onde o coração aponta o caminho. Mesmo com medo. E sobretudo quando com medo..! É lhe estender a mão e dizer vamos juntos. Eu cuido de ti, cuida tu de mim.

Quando encontramos o rio e entramos nele, podemos relaxar… fechar os olhos e deixar ir… No inicio pode não ser fácil, mas é como tudo na vida, é uma questão de treino. As paisagens internas e externas, por entreabrir os olhos, são cada vez mais deslumbrantes. E acontece o 3º ou 4º ou 5º, ou talvez o 6º milagre dependendo da experiência de cada um (porque 1º milagre consiste em estarmos cá! Por termos oportunidade de experienciar a Vida! O 2º porque tomamos consciência que não estamos a aproveita-la ao máximo, não vivendo a Totalidade de quem somos, desconectados da Nossa Verdade. O 3º porque tivemos coragem de iniciar a procura do fluxo. O 4º porque tivemos coragem de ficar, apesar de algumas grutas escuras pelo caminho, umas pequeninas, outras maiorzinhas e talvez ainda uma ou outra bem lá no fundo, onde necessitamos de dar um mergulho solitário e assustador, para que as possamos iluminar e Ver.  5º porque tornamo-nos cada vez mais humildes e gratos pela grandiosidade do Ser…).

O 6º Milagre é que confiando no primeiro passo, aprendemos confiar no segundo, confiando no segundo, aprendemos confiar no terceiro e no quarto e pouco a pouco aprendemos a confiar na Vida! No Criador, no Amor, na Existência. Não importa o nome que lhe damos, é tudo a mesma coisa, vem tudo da mesma fonte.

E eis que estamos em plena presença de mais um Milagre: está tudo em nós! Está tudo em mim! Está tudo em ti! Não há mais necessidade de olhar para lado, procurar fora, sentir que não somos suficientes, mas sim mapear o nosso próprio ser inesgotável, criatividade única e singular, fruto da experiência de vida, do passado, do formato do coração de cada um. Não tem como procurar construir uma casa como faz o vizinho, pois a alma de cada ser habita recantos que mais ninguém viveu ou experienciou. Por entre os 7 bilhóes de habitantes do Planeta Terra não repetição, as nossas cores e as notas musicais são só nossas!

Portanto se não for eu a fazer o que vim cá fazer quem o fará? Se eu não ocupar o Meu Lugar quem o ocupa?

Sim inspiramo-nos uns aos outros, somos contagiados uns pelos outros, porque por baixo da superfície somos mesmo UM! Não somos seres humanos (estamos sim a ter uma experiência humana) a viver a singularidade, mas sim seres Divinos a viver a Unidade. A ressoar em uníssono! Ou como diz o termo em inglês: UNIverse. Num único verso!!

Ao testemunhar estas tomadas de consciência, tem sido uma Benção para mim, indescritível por palavras. Enche-me o coração, eleva a minha alma e deixa-me com sentimento de humildade e gratidão tamanha..!

Sou Grata a todos que confiaram neste caminho e recebo de braços abertos quem vem a seguir. Há uma frase que diz algo do género: ensinar é mostrar aos outros que sabem tão bem quanto tu. E verdade é que é ainda mais, porque se dei, recebi muito mais! A soma das partes é Sempre muito maior que cada partícula por si só. Sou Grata…!

Caminho do Artista é um caminho abençoado! É um caminho Feliz! Não significa que os problemas terminaram, mas há um outro olhar sobre eles. Um olhar sincero, pleno de aceitação, humildade e vontade de acolher. Neste caminho Amor é base de tudo, uma peça de arte construída com formato da nossa alma.

Bem hajam todos!!!

Com muito Amor e Gratidão

Márika


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page